segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Interdisciplinaridade

Visando a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num periodo marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas reivindicavam um ensino mais sintonizado com as questões de ordem social, política e econômica da época.
A interdisciplinaridade teria sido uma resposta a tal reivindicação na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber.
No Brasil, a mesma chegou ao final da década de 60, exercendo influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/91. Desde então, sua presença é marcante no cenário educacional brasileiro, principalmente com a nova LDB, nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998).
A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as barreiras das disciplinas, mas para isso, integrar conteúdos não é suficiente. É preciso ter uma atitude e postura interdisciplinar; uma atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento.
A metodologia do trabalho interdisciplinar implica em integração de conteúdos, passa de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento, superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
A interdisciplinaridade pressupõe uma atitude de abertura, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante, onde o conhecimento individual anula-se frente ao saber universal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação, Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Brasilia: Ministério da Fazenda, 2002.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, 4ª Ed. Campinas: Papirus, 1994.

Nenhum comentário:

 
website counter
eXTReMe Tracker