segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A Importância da Leitura

Antes de evidenciarmos a importância da leitura,, precisamos entender o que é ler e porque a leitura é uma atividade complexa que envolve vários aspectos, pois exige que o leitor mobilize diferentes tipos de conhecimentos para realizá-la.
De acordo com Isabel Solé, ler é um processo de interação entre o leitor e o texto. (Solé, 1987a). Esta afirmação implica em várias conseqüências. Primeiro envolve a presença de um leitor ativo que processa e examina o texto, depois vem a existência de um objetivo para guiar a leitura, quer dizer uma finalidade. O universo de objetivos e finalidades que levam um leitor a um texto é amplo e variado; devanear, preencher um momento de lazer, buscar informações concretas, informar-se sobre um determinado fato, confirmar ou refutar sobre um conhecimento prévio, aplicar os conhecimentos obtidos com a leitura na realização de um trabalho.
Leitura é também construção de sentidos, Os PCNs em um trecho dizem que: "A Leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significados do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o leitor, de tudo o que se sabe sobre a lingua: caracteristicas do gênero, do portador, do sistema de escrita: decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser construidos antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor experiente que consegue analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possivel rapidez e proficiência. "(PCNs, 1998). Nessa perspectiva permite-nos dizer que o leitor competente é aquele que é capaz de selecionar e utilizar dos mais variados textos que circulam socialmente e que consegue entender o que ler.
A Leitura constitui um importante escudo contra o processo de alienação, mas isso só é possivel a partir do momento em que o sujeito compreende o que ler, ou seja, é capaz de ler além do texto. A Leitura tem uma função critica e social muito importante, pois dá ao homem direito à opção, a um posicionamento próprio da realidade.
Podemos considerar que há finalidade de leitura que fazem parte das perspectivas gerais do individuo.
  • Ampliar a visão do mundo
  • Inserir o individuo na cultura letrada
  • Possibilitar a vivência de emoções
  • Permitir a compreensão do processo comunicativo da linguagem
  • Favorecer o processo de humanização e interagir nas relações sociais de seu tempo.
Dessa forma, uma educação que se queira libertadora, humanizante e transformadora passa necessariamente, pelo caminho da Leitura. E na organização de uma sociedade mais justa e mais democrática que vise a ampliar as oportunidades de acesso ao saber, não se pode desconhecer a importante contribuição politica da leitura.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares Nacionais: Lingua Portuguesa. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
FRANTZ, Maria Helena Zancam. O Ensino da Literatura nas Séries Iniciais. Rio Grande do Sul. Unijui, 2001.
SOLÉ, Isabel. O Desafio da Leitura. in - Estratégias de Leitura. Tradução Claúdia Schiling. 6ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 21-37.

3 comentários:

Ronaldo disse...

ler é a port ado mundo

dou aulas de informática, mas faço meus alunos lerem de tudo, principalmente jornal

http://ronaldinho75.blogspot.com/

Camila Passatuto disse...

Bom acho q li um livro de Paulo Freire, ele fala da leitura do contexto e isso é q falta pra mta gente.

existe mtos semi-analfabetos por ai, sabem decodificar a palavra, mas não colocar ela em um contexto.

Saber ler ou ensinar alguém a ler é muito complicado, mtos se prendem às palavras e não entendem a idéia que o texto quer passar.

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Sim e essa é a batalha de todos nós que nso aventuramso em ser professores num pais que nao tem por cultura gostar de livros.
Mas acredito me dias melhores!!

 
website counter
eXTReMe Tracker